Hoje, vamos falar dos campeões do clima! Só não vale confundir champion (campeão) com champignon (cogumelo), tá? ?
O assunto do dia é uma causa muito nobre: a defesa e preservação do nosso planeta! Em homenagem ao Dia Internacional do Meio Ambiente, vamos dar a volta ao mundo e descobrir iniciativas e soluções ambientais inspiradoras!
O dia 5 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data, instaurada pelas Nações Unidas, é celebrada anualmente desde 1974 e constitui um importante evento para sensibilizar o público e promover ações ambientais. Em 2021, o país anfitrião mundial será o Paquistão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O tema, esse ano, será a “restauração dos ecossistemas”, e, na mesma ocasião, será lançada a “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”. Embora possa surpreender alguns, não é por acaso que o Paquistão irá sediar o evento. O país, que conta com um ministério específico para tratar do meio ambiente – o Ministério de Mudanças Climáticas, tem se destacado através da adoção de políticas públicas em prol da restauração em grande escala de suas florestas.
E é justamente com o intuito de valorizar os esforços globais pelo meio ambiente que foi criado o Prêmio de Ação Climática Global das Nações Unidas. Esse prêmio anual tem como objetivo destacar soluções inovadoras que possam ser facilmente reproduzidas em outras localidades e em grande escala.
Para inspirar nossos leitores no dia de hoje e incentivar a ação por meio de exemplos notáveis, reunimos, aqui, alguns projetos originários de países francófonos vencedores das últimas edições do Prêmio.
Et les gagnants sont…
FRANÇA (2017, CATEGORIA SAÚDE DO PLANETA):
O grupo TerraCycle em parceria com a multinacional Protect & Gamble conseguiu desenvolver a primeira embalagem de shampoo fabricada a partir de resíduos plásticos recolhidos nas praias, contribuindo para combater a poluição dos oceanos.
Plus d’infos par ici : Reclaiming Global Waterways and Beaches | France | UNFCCC (artigo disponível somente em inglês)
HAITI (2018, CATEGORIA MULHERES PARA RESULTADOS):
Diante do constato de que a pobreza afeta mais severamente mulheres das áreas rurais, a empresa EarthSpark International, uma empresa dirigida por mulheres, desenvolveu uma série de projetos junto à comunidade local de mulheres na zona rural do Haiti, trazendo o conceito de “eletrificação feminista”. Diversas ações foram conduzidas: desde o abastecimento elétrico a um menor custo, para apoiar mulheres empreendedoras em suas atividades para gerar renda, até treinamentos e capacitação técnica em equipamentos e circuitos elétricos direcionada para as mulheres.
Plus d’infos par ici : Feminist Electrification: Ensuring Pro-Women Outcomes in Rural Energy Access | Haiti | CCNUCC (unfccc.int) (artigo disponível somente em inglês)
CANADÁ (2018, CATEGORIA NEUTRALIDADE CLIMÁTICA JÁ):
Em 2010, a província canadense de British Columbia tornou-se a primeira entidade estatal no continente Norte-Americano a assumir 100% de responsabilidade em relação à emissão de gazes de efeito estufa resultante das atividades de seus mais de 100 organismos públicos. Entre 2010 e 2017, a província conseguiu a façanha de atingir a neutralidade de carbono, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa e recorrendo à compra de crédito de carbono para compensar o restante das emissões.
Plus d’infos par ici : Programme de gouvernement carboneutre (artigo disponível somente em inglês)
BÉLGICA (2019, CATEGORIA SAÚDE DO PLANETA):
A cidade de Ghent, na Bélgica, através de seu Conselho de políticas públicas alimentares, conseguiu unir os esforços de diferentes grupos e entidades locais, para transformar profundamente a cadeia alimentar em toda a cidade. Unindo diversas iniciativas antes isoladas e ampliando sua escala de atuação, a cidade conseguiu desenvolver uma produção e um consumo mais sustentável, garantindo acesso à alimentação para um maior número e combatendo os desperdícios de alimentos.
Plus d’infos par ici : Ghent en Garde (artigo disponível somente em inglês)
LUXEMBURGO (2020, CATEGORIA FINANÇAS E INVESTIMENTOS RESPEITOSOS DO CLIMA):
Colocando em prática o conceito de economia verde, o Luxemburgo levou o prêmio na categoria finanças e investimentos respeitosos do clima, graças à primeira plataforma mundial dedicada à comercialização de títulos verdes, sociais e sustentáveis. Todos os títulos negociados por essa plataforma cumprem, rigorosamente, com os padrões internacionais de finanças sustentáveis.
Plus d’infos par ici : The Luxembourg Green Exchange (artigo disponível somente em inglês)
Se você gostou de descobrir essas iniciativas inovadoras originárias de países francófonos e ficou curioso para conhecer outras soluções ambientais inspiradoras, confira também os dois projetos brasileiros vencedores da edição de 2020: Dois projetos brasileiros vencem Prêmio de Ação Climática Global da ONU | ONU News
À la prochaine !