No dia Primeiro de Maio, tudo são flores!
Hoje, o assunto é leve e delicado como uma flor. E essa flor tem nome: muguet. O muguet faz parte de uma antiga tradição, na França, que consiste em oferecer ramos de muguet às pessoas queridas no dia 1º de maio, para desejar sorte e felicidade!
Diante desse costume encantador, surgem algumas perguntas na mente dos brasileiros: por que o muguet? Por que o dia Primeiro de Maio? Existe alguma relação com a celebração do Dia dos Trabalhadores?
Nas próximas linhas, descubra tudo isso e muito mais sobre essa flor “pop”, musa de um poderoso rei e de um dos maiores estilistas do século 20 e, até hoje, queridinha dos franceses.
Primeiro, vamos apresentar a estrela do dia. O muguet é uma espécie muito encontrada em bosques do hemisfério Norte. Ele é composto por duas ou três folhas ornamentadas com cachos de pequeninas flores brancas em formato de sininho, muito perfumadas. Em português, o muguet ganha o nome poético de lírio-do-vale.
Mas por que oferecer um ramo ou buquê de muguet? Como toda boa tradição, não há um verdadeiro consenso quanto a sua origem. Alguns relatos apontam sua presença na Grécia Antiga: o Deus Apolo teria escolhido o muguet para criar um delicado e macio tapete para suas nove musas. Outros destacam a flor em festejos romanos que celebravam Flora, a deusa das flores, e festejos celtas que comemoravam o início do verão.
Há também quem defenda que um personagem célebre da própria história francesa é que iniciado essa tradição. Trata-se do rei Charles IX. Diz-se que, um belo dia, no ano de 1560, em meio a uma incursão pelos seus vastos domínios, um nobre cavaleiro teria oferecido ao rei um ramo de muguet colhido em seu jardim. E que belo dia foi esse? 1º de maio! Et oui ! Encantando com o gesto, Charles IX determinou que, todos os anos, nessa mesma data, fossem distribuídos ramos de muguet para todas as donzelas do reino! A partir daí, teria inclusive surgido o verbo mugueter que significa fazer a corte, galantear. Isso, a Disney não mostra! 😀
Mas não se deixe enganar por seu ar romântico, o muguet é também uma flor engajada, com forte simbolismo político. E é aí que entra o Primeiro de Maio que conhecemos, Dia dos Trabalhadores. Vamos voltar um pouco no tempo. No século XIX, os trabalhadores defensores da jornada de trabalho de 8 horas costumavam estampar um triângulo vermelho no peito. O triângulo era uma alusão à divisão do dia em três partes iguais: 8 horas de trabalho, 8 horas de sono e 8 horas de estudo e lazer. A partir de 1891, o triângulo vermelho foi substituído por uma rosa vermelha, a églantine. Mais tarde, durante o governo de Vichy, no conturbado período da Segunda Guerra, a églantine foi substituída por outra flor, mais singela, e sem o polêmico cor vermelha associada às correntes de esquerda: o muguet. Em 1941, o mesmo governo de Vichy declarou o Primeiro de Maio Dia do Trabalho e da Concórdia Social e elegeu o muguet como emblema da data. Embora por motivos bastante distintos, eis que encontramos, novamente, o muguet no dia Primeiro de Maio!
Et ce n’est pas fini ! O muguet tem outros admiradores famosos. A flor era uma espécie de talismã para ninguém menos que o estilista Christian Dior. O ícone da Haute couture francesa exibia frequentemente um raminho de muguet na lapela, para trazer sorte. Très chic ! O muguet serviu também de fonte de inspiração para diversas criações, dentre as quais o vestido Muguet e até mesmo o frasco de perfume da clássica fragrância Diorissimo. No final dos anos 1980, a Maison Dior prestou uma homenagem a seu fundador e à flor símbolo da casa, ao exibir um muguet de dimensões gigantescas na fachada de sua sede na prestigiosa Avenue Montaigne.
Atualmente, a tradição segue viva! No dia 1º de maio, não faltam opções: floristas, supermercados e, excepcionalmente, até mesmo vendedores ambulantes oferecem seus ramos de muguet aos passants.
Por aqui, inspirados pelo exemplo francês, podemos aproveitar a data para mugueter et oferecer um buquê à pessoa amada ou ornamentar a casa com um belo arranjo.
Quer treinar o francês enquanto aprende um pouco mais sobre o muguet? Assista abaixo o vídeo do canal Karambolage en français – ARTE
Tu as aimé l’histoire ? Compartilhe e aproveite para desejar votos de sorte e felicidade para amigos e familiares nessa data!
À la prochaine !