A vilã canta em francês! O que Vale Tudo tem a ver com suas aulas?

Tempo de leitura: 4 minutos

“Vim pela Odete!” A primeira música que se destacou é a envolvente “Chat dans la nuit”, da dupla Dopamoon com participação de Romain Muller. É o tema de ninguém menos que a icônica Odete Roitman, agora interpretada por Debora Bloch. A batida é eletrônica, cheia de atitude e com aquele ar misterioso típico das vilãs que sabem o que querem.

A letra traz frases curtas e repetitivas. Ótimas para quem está começando a aprender francês e quer cantarolar um refrão. A atmosfera é de pista de dança com versos como:

“Je brasse du vent, seul sur la piste / Et je sens la chaleur des accords / et couler la sueur sur mon corps / Et danser jusqu’à la mort.” (“Eu agito vento, sozinho na pista / E eu sinto o calor dos acordes / e o suor escorrer pelo meu corpo / E dançar até a morte.”)

É sobre se jogar no mundo com ousadia, sobre buscar o brilho próprio. Não à toa combina perfeitamente com a personagem, né?

 

 

Outro momento marcante da trilha é a versão intensa e delicada de “Modern Love”, clássico de David Bowie, interpretada pela jovem francesa Zaho de Sagazan. A canção é tema das cenas da personagem Solange (Alice Wegmann) e traz uma voz que conquistou de vez o coração do público brasileiro.

O sucesso foi instantâneo. A artista, já bem conhecida na França, virou manchete no jornal Le Figaro, que estampou: “Zaho de Sagazan devient une star au Brésil grâce à une télénovela.” (Zaho vira uma estrela no Brasil graças a uma telenovela.)  A versão que viralizou por aqui foi gravada ao vivo durante a abertura do Festival de Cannes em maio de 2024. A repercussão foi tamanha que a artista viu seu nome viralizar nas redes sociais do Brasil.

Aliás, essa é uma oportunidade para ouvir Zaho em francês em outras faixas igualmente inspiradoras como “La symphonie des éclairs”, por exemplo.

 

E já que estamos falando de música francesa… sabia que o dia 21 de junho marca a Fête de la Musique? Criada em 1982 pelo Ministério da Cultura da França, essa data é um convite aberto para que músicos de todos os estilos se apresentem nas ruas, praças, metrôs e palcos improvisados. Mais do que uma festa, é sobre celebrar a diversidade musical e lembrar que música é para todos e todas.

Aqui na Aliança Francesa, é também uma excelente oportunidade para se inspirar e descobrir artistas francófonos. A gente acredita muito no poder pedagógico das canções. Elas ajudam a ampliar vocabulário, a entender melhor a pronúncia, a mergulhar nos ritmos e nos sotaques da francofonia.

 

Aprender francês ouvindo música pode parecer simples, mas é também muito eficaz.

Um clipe pode se tomar um mini-filme, uma canção vira um poema com melodia e você tem uma aula de cultura. Se você é nosso aluno (ou mesmo só um apaixonado), fica aqui o convite para explorar nossa playlist novinha em folha no Spotify, pensada com carinho para quem está aprendendo francês sem abrir mão do prazer.

Com música você:


Memoriza mais rápido, já que canções repetem frases e vocabulário.
Treina sua escuta e a pronúncia com vocabulário cotidiano ou mais poético.
Aprende expressões reais que vão além dos livros didáticos.
Se conecta com as culturas e entende melhor o contexto da língua.

No fim das contas, seja na novela, na sala de aula, no transporte ou no sofá de casa, quando o francês entra pelas frestas do nosso dia a dia com leveza e curiosidade, a língua vai deixando de ser só conteúdo para virar experiência.

Ouça a playlist da Aliança Francesa do Rio:

 

🎧 On écoute ça ? | Francês no ouvido é a playlist oficial da Aliança Francesa do Rio para quem quer aprender curtindo o que há de atual na música francófona.  Aqui, só o melhor da cena musical contemporânea francófona: de vozes que estão bombando nos streamings até artistas que você vai amar descobrir. Aperte o play para treinar o ouvido, ampliar o vocabulário e se conectar com a cultura, no seu tempo e no seu ritmo.

Escrito por

Outros posts...