Novas turmas em Novembro

Faça 6 meses de francês em 1 e com 50% OFF!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

L’influence de la langue française en Europe

Tempo de leitura: 3 minutos

O Dia da Europa, também conhecido como Dia da União Europeia, é celebrado todos os anos no dia 9 de maio. Apesar de celebrarmos a paz e a união entre a comunidade europeia atualmente, sabemos que nem sempre foi o caso. Essa união teve início após a 2ª Guerra Mundial, e foi proposta por um francês: Robert Schuman. Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, ele apresentou, em 9 de maio de 1950, uma proposta de criação de uma entidade europeia supranacional.

Foram os primeiros passos para a criação da União Europeia, e nada mais justo que comemorar o Dia da Europa no dia em que a “Declaração Schuman” foi apresentada pela primeira vez. Mas a influência francesa na construção da sociedade e cultura europeias não começou em 1950. Você sabia, por exemplo, que depois do declínio latim, o francês se tornou a língua da diplomacia e língua franca em toda a Europa? Ou que muitas palavras bastante usadas em inglês foram na verdade “emprestadas” do francês?

Grande parte dessa influência francesa foi resultado de guerras e conquistas da França, antes mesmo do país ter o nome e a forma que conhecemos hoje. No ano 800, o rei dos Francos, tribo germânica que povoou a região dando origem ao nome França, Charlemagne (ou Carlos Magno) se tornou Imperador de um território de ia desde a fronteira com a Espanha até a maior parte da Alemanha. Até hoje ele é lembrado como um dos maiores líderes europeus, que encorajou a formação de uma identidade europeia comum e ganhou até mesmo a alcunha Pater Europae (“Pai da Europa”).

Anos mais tarde, em 1066, outra conquista foi responsável pela difusão da cultura e da língua francesa entre as nações europeias. Guillaume, então Duque da Normandia, território no norte da França, invadiu e conquistou a Inglaterra. O novo rei determinou que sua língua seria utilizada na corte e nas esferas do poder público. É claro que o povo não comprou essa mudança repentina, e continuaram usando seus dialetos locais que dariam origem ao inglês atual. Porém, ao longo dos séculos muitas palavras de origem francesa foram incorporadas ao vocabulário e sobrevivem até hoje na língua. É o caso de justice, commerce, different, government, parliament, liaison… Será que você leu essas palavras com sotaque inglês ou francês?

Porém a influência francesa não veio apenas de guerras e conquistas. Enquanto uma das principais potências europeias, a França se tornou também referência cultural entre as outras nações, ditando costumes e modas, e influenciando a produção intelectual e científica. A Universidade de Paris, fundada em cerca de 1170, foi uma das primeiras universidades europeias e uma das mais prestigiadas, recebendo alunos de todas as regiões da Europa. Já Paris foi durante séculos a principal capital europeia em termos econômicos e culturais, o que contribuiu para o seu status, que permanece até os dias atuais.

Os conflitos seguiram durante a Idade Média, mas é no século XVII que a diplomacia ganha espaço nas relações entre as nações europeias. A França, sob o reinado de Louis XIV, se dedicou à construção de uma rede diplomática em toda a Europa, com embaixadores fixos que representavam o estado francês nas principais capitais, diferente do costume de outros reinos na época que não se empenhavam tanto na diplomacia. Foi então que o francês conquistou seu status de língua franca, sendo adotado pelas elites econômicas e a aristocracia de todo o continente.

Os tratados internacionais europeus passaram a ser redigidos em francês, começando a partir do Tratado de Paz de Westfália, em 1648. A tendência continuou até o Tratado de Versalhes, de 1919, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial e foi redigido em francês e inglês. Para além da esfera política, os nobres europeus aprendiam francês desde o berço e o usavam frequentemente no lugar de suas línguas maternas, como no caso da corte da Rússia durante os séculos XVIII e XIX, onde muitos mal sabiam falar e escrever em russo.

O prestígio da língua e da cultura francesa atingiu o seu ápice na Europa no século XVIII. A propagação do Iluminismo e dos ideais de filósofos e intelectuais franceses, como Rousseau e Voltaire, influenciaram a sociedade e governos por toda parte, especialmente no leste europeu. As contribuições francesas no campo das ciências e das artes é inegável, e vemos até hoje a influência de artistas, intelectuais e pesquisadores franceses em movimentos e correntes por toda a Europa.

A partir do século XX, o multiculturalismo e a globalização trouxeram novas influências de todo o mundo para a Europa e para a França, mostrando que as diferentes culturas locais estão em constante evolução. No entanto, o francês permanece tendo um papel de destaque no continente: é ainda uma das línguas oficiais de instituições internacionais como a ONU e a OTAN, e é a língua de trabalho de fato da União Europeia, ao lado do inglês e do alemão. Se hoje podemos celebrar a união entre as nações europeias, muito se deve à contribuição da França e do francês na construção dessa rica e diversa comunidade.

Escrito por

Outros posts...