21 de junho. Aaaaah, o verão !
Verão?! Como assim?
Verão, claro. No hemisfério norte o verão começa no dia 21 de junho, justamente quando começa o inverno no hemisfério sul e lá ele é marcado por um evento importante tanto na França quanto em outros países francófonos, como a Bélgica e Luxemburgo. Mais do que isso, em 2017, mais de 120 países no mundo inteiro participaram de uma celebração marcante. Trata-se da Fête de la Musique (Festa da Música, em português) e, como o nome já diz, os bistrôs, restaurantes, igrejas e as pessoas se deixam invadir por verdadeiros espetáculos de música e de arte como um todo.
Em outubro de 1981, Jack Lang, Ministro da Cultura, nomeou Maurice Fleuret para o cargo de diretor de música e dança. Fleuret se vale então do seguinte pensamento: “A música estará em toda parte e o concerto em lugar nenhum! ” Ele evocou uma revolução no campo da música, que reuniu todos os tipos musicais – sem hierarquia de gênero ou origem – em uma busca comum pelo que ele chamou de “uma liberação sonora, uma embriaguez, uma vertigem mais autêntica, mais íntima, mais eloquente que a arte”.
Nesse sentido, em 1982, após um grande levantamento sobre as práticas culturais dos franceses, revelou-se que cinco milhões de pessoas, incluindo um em cada dois jovens, tocavam um instrumento musical na época. Assim, o ministro juntamente com membros de seu gabinete deduz que o cenário da prática musical na França ainda estaria por ser descoberto. Com isso, imaginaram uma grande manifestação popular que permitisse a todos os músicos se expressarem e revelarem suas artes ao público em geral. Foi assim que a primeira Fête de la Musique foi lançada em 21 de junho de 1982, o dia simbólico do solstício de verão, o mais longo do ano no Hemisfério Norte.
Você, que está por dentro da pronúncia das palavras em francês, percebeu o trocadilho com o faites entre parênteses no cartaz? Então, coloca aqui nos comentários que vamos adorar saber!
Mas e este ano, vai haver aglomeração mesmo assim?
Ano passado a festa foi completamente cancelada, mas neste ano ela permanece confirmada com algumas restrições: não pode haver agrupamento com mais de 10 pessoas, o uso de máscara continua sendo aconselhado, apesar de não ser obrigatório, algumas cidades tiveram o evento adiado.
Confira aqui vão alguns dos eventos mais esperados e comentados deste ano de 2021 em Paris:
PARIS 19eme : LA VILLETTE – LES BUTTES-CHAUMONT
O primeiro festival de cine-karaokê sobre a água desembarca no parque de la Villette
É um festival de música incomum de 2021 que uma famosa marca de sorvete oferece para o público experimentar. Na próxima segunda-feira, 21 de junho, todos vão descobrir o primeiro cine-karaokê na água gratuitamente. Nesta ocasião, o público vai reviver o filme musical “Mamma Mia!”, de Phyllida Lloyd.
PARIS 18eme : PORTE DE SAINT-OUEN
Fête de la Musique 2021 no bar Hasard Ludique
O Hasard Ludique está celebrando seu novo festival de música na segunda-feira, 21 de junho de 2021 com um programa musical ao ar livre como você sempre sonhou! Para a ocasião, você encontrará Dombrance ao vivo e Yann Kesz como dj.
PARIS 9eme : OPERA
Uma experiência imersiva e musical na Place de l’Opéra em Paris
Uma experiência incomum de viver para o festival de música de 2021, isso te anima? De 21 a 27 de junho, entre em um estande envolvente instalado na Place de l’Opéra, em frente ao Palais Garnier, para descobrir trechos gratuitos de óperas e balés da temporada 2021/2022 da Opéra National de Paris.
PARIS 4e : HÔTEL DE VILLE
Fête de la Musique 2021 no quintal do Hôtel de Ville de Paris
Música afro-caribenha tem lugar no pátio do Hôtel de Ville em Paris na segunda-feira, 21 de junho de 2021, por ocasião da Fête de la Musique. Encontro marcado a partir das 15h para uma “Zamunda Afro Caribbean” ao ar livre.
E por aqui, Aliança?
É claro que não deixaríamos a Fête de la Musique passar em branco! Estamos organizando uma comemoração virtual para esse dia especial. Confere aqui embaixo:
Com esta edição virtual, construída em colaboração com o Instituto Francês e o Centro Nacional de Música na França, assim como com o festival Coquetel Molotov e as Alianças Francesas no Brasil, procuramos inovar a fim de permitir o encontro das culturas francesa e brasileira em toda sua diversidade. Espelhando as Festas Juninas que acontecem anualmente no Brasil em junho, propomos um evento unificador, popular e de qualidade. Diferentes formatos, artistas e estética serão homenageados, refletindo a efervescência que anima as cenas francesas e brasileiras de hoje. Este festival musical afirma ser uma pedra fundamental para preparar a recuperação musical pós-pandêmica.
À la prochaine!