Como muitos já devem saber, o francês é a 5ª língua mais falada no mundo de acordo com a OIF – Organisation International de la Francophonie, o que o torna um idioma que possibilita fazer intercâmbio; candidatar-se a bolsas de estudo; trabalhar em empresas nacionais e estrangeiras nas quais se fale francês; migrar para a França, Québec ou outro país francófono; incrementar o currículo; entre outros.
No centro desse universo de oportunidades estão os certificados de proficiência. Aqui falaremos um pouco sobre as certificações oficiais em francês, quais são elas, o que tem em comum, no que se diferenciam, como funcionam e muito mais.
Esse artigo dará início a uma série de artigos relacionados às Certificações, Estudos na França ou em Países francófonos, imigração e muito mais.
Quais são os certificados de proficiência em língua francesa?
Existem diferentes certificações oficiais em língua francesa, cada uma destinada a um público e um objetivo. Falaremos a princípio das 2 mais tradicionais e suas diferentes modalidades.
Geridos pelo France Éducation international – Instituição do Ministério da Educação Nacional da França nós temos o TCF – Test de Connaissance de Français, o DELF – Diplôme d’études en langue Française e o DALF – Diplôme approfondi de Langue Française.
O que eles têm em comum e quais as diferenças?
Todos são reconhecidos internacionalmente e padronizados seguindo o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, o QECRL. Em francês a sigla é CECRL – Cadre Européen Commun de Référence pour Les langues, que se trata de um padrão europeu de proficiência, reconhecido internacionalmente, que descreve as habilidades linguísticas em um idioma. Resumidamente, é uma ferramenta utilizada para nortear o ensino, a aprendizagem e a avaliação em um idioma europeu.
O que os diferencia é, principalmente, a estrutura das provas. Cada uma responde a critérios específicos em função dos objetivos nos quais estão inseridas. O suporte, prazo de divulgação de resultados e a validade também é diferente. Vamos detalhar mais abaixo cada uma das certificações e para o que elas se destinam.
Compõe-se de 6 diplomas independentes que validam os conhecimentos em francês de um candidato em um dos seis níveis do Quadro Europeu (CECRL), que vai do nível A1 (elementar) ao nível C2 (proficiente).Ele é vitalício e uma das certificações mais importantes que avalia os candidatos nas 4 habilidades linguísticas: A compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita.
Assim, temos o DELF A1, DELF A2, DELF B1, e o DELF B2 e o DALF C1 e DALF C2. São independentes porque o candidato é livre para se apresentar ao diploma que desejar, não sendo obrigatório ter obtido os diplomas de níveis anteriores. Por exemplo: alguém que nunca se apresentou a nenhum dos diplomas, mas que por alguma razão pessoal, profissional ou de estudo precise comprovar o nível B2 pode se inscrever no exame sem nenhum impedimento. Desta forma é importante que o candidato saiba exatamente qual o nível precisa comprovar antes de se inscrever.
Para quem estuda o francês e deseja validar seus conhecimentos, sem necessariamente estar vinculado a projeto imediato que exija um nível específico, recomendamos que converse com seu professor para que este o auxilie a identificar para qual nível está apto a se apresentar, afinal, ao se inscrever no DELF ou no DALF você deseja comprovar que fato possui aquele nível de proficiência.
Além disso, nos exames DELF-DALF é possível não ser aprovado, mais uma razão para buscar identificar bem o seu nível e se preparar.
Cada prova, compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita vale 25 pontos, somando 100 pontos no total. Para ser aprovado e obter o diploma, o candidato deve ter uma média mínima de 50 pts de 100 e não pode ter tido nota inferior a 5 em nenhuma prova. Se um candidato, por exemplo, obteve média 55, mas tirou 4,5 na compreensão oral, ele está eliminado.
O TCF, diferente do DELF/DALF não reprova. Este é um teste igualmente padronizado pelo CECRL, contudo ele tem um objetivo diferente. Com validade de 2 anos, o teste serve para fornecer um “retrato atual” do seu nível na língua francesa, como um teste de nivelamento, só que com caráter oficial e que pode ser usado para fins de comprovação de nível em editais de bolsa de estudo, trabalho, para fins imigração entre outros.
Assim, um candidato que se apresente ao TCF, não é reprovado, ele sempre vai obter um certificado indicando a pontuação e o nível para cada competência. De forma que uma pessoa pode ter níveis diferentes na competência linguística. Por exemplo, alguém que tenha uma boa compreensão e fala, mas que pratica muito pouco a escrita, poderá eventualmente ter um nível mais baixo nessa competência.
Qual o interesse de se apresentar a esse teste?
O TCF possui um prazo de divulgação de resultados muito mais rápido que os diplomas DELF/DALF, então atende muito bem em situações em que a pessoa interessada tem urgência em obter um certificado. Em geral, o prazo é de 15 a 20 úteis após o fim da sessão.
O TCF também é exigido em alguns casos específicos, como no âmbito de imigração ao Canadá Federal ou ao Quebec.
O teste tem portante diferentes modalidades, cada uma destinada a um objetivo diferente. Atualmente na Aliança do Rio oferecemos às seguintes modalidades:
- TCF Tout Public :
O teste é composto de provas obrigatórias (Compreensão oral, estrutura da língua e compreensão escrita) e facultativas ( produção oral e produção escrita) e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas.
Para se inscrever em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).
Assim, recomendamos sempre que o candidato verifique bem o edital de bolsa, a fim de se assegurar para quais provas deverá se inscrever. Há editais que exigem unicamente as provas obrigatórias, outros que se apresentem em todas.
É destinado ao público que deseja ingressar no 2º, 3º, 4º, 5º ano de graduação ou doutorado em uma universidade francesa. (Exclusivo para estudantes NÃO universitários). Também é usado por razões profissionais.
Candidatos não francófonos que desejam realizar uma candidatura ao primeiro ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível (licence ou master) em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura deverão realizar o TCF Tout Public com prova de expressão escrita obrigatória.
- TCF CAPES : O teste é na verdade um TCF Tout Public completo. O nome foi criado apenas no Brasil para diferenciar as modalidades, uma vez que partiu de um acordo entre a CAPES, Embaixada e FEI, a fim de garantir uma tarifa mais baixa para estudantes universitários em nível de graduação ou pós. A contrapartida é que neste caso as cinco provas são obrigatórias e é exclusivo para universitários regularmente matriculados, que devem apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição.
- TCF POUR LE QUÉBEC : Esse teste foi criado especificamente para satisfazer às normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec e corresponde unicamente às necessidades de pessoas que possuem o projeto de morar por um longo período nessa região e que dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.
É composto por provas de compreensão oral, compreensão escrita, produçao oral e produção escrita em um sistema modular, isto é, o candidato pode se apresentar somente a uma competência, a duas ou a todas. Cabe a ele decidir. As provas que agregam mais pontos ao dossier de imigração são as provas orais.
É exigido que um candidato obtenha nível mínimo de B2.
- TCF CANADA: destina-se a qualquer pessoa, qualquer que seja sua nacionalidade e idioma de origem (francês e pessoas de países de língua francesa incluídos), que deseje iniciar procedimentos de imigração econômica permanente ou obter a cidadania canadense junto à Imigração, refugiados e cidadania Canadá (IRCC). Não há isenções para TCF Canadá. O TCF Canadá é um teste aprovado pelo IRCC.
O teste é composto por 4 provas obrigatórias e indissociáveis: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita.
- TCF IRN – Intégration, Résidence et Nacionalité : Este teste veio substituir recentemente a modalidade ANF – Accés à la nationalité française a fim de atender as demandas da direção de Integração e de acesso a nacionalidade (DIAN) do Ministério do Interior que solicitou um teste único para responder às necessidades dos estrangeiros e simplificar o acompanhamento nas diferentes etapas de seus percursos de integração passando então à servir para validar o nível de francê não somente no âmbito de pedido de nacionalidade francesa mas também para pedido de carta de residência de longa duração e validação do nível A1 no âmbito do percurso cidadão da OFII.
É composto de 4 provas obrigatórias, compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita.
Você pode encontrar os calendários de ambas as certificações em nosso site, no menu exames oficiais: https://portal.rioaliancafrancesa.com.br/alianca-francesa/
Para o DELF-DALF o calendário é nacional, apenas as datas de prova individual podem variar de um centro a outro já para o TCF, cada centro de exames é livre para compor o seu calendário.
No Brasil a Aliança Francesa é a única certificadora oficial dos exames de proficiência em francês.
Existem outras certificações além dessas?
Sim, tem outras certificações que não são oferecidas na Aliança do Rio. A maioria por já ter outra certificação que atende aos mesmos objetivos. Por exemplo, O TEF – Test d’évaluation de français, gerido pelo Le français des Affaires , instituição ligada à Câmara do Comércio e Indústria de Paris (CCIP). Assim como TCF ele se declina em diferentes modalidades. Mas optamos por oferecer o TCF.