Novo ano começando e os planos de conhecer novos lugares começam a tomar forma, não é mesmo? E, para aqueles que sonham com a França, é natural que Paris seja a primeira imagem que vem à mente, afinal, quem nunca pensou em conhecer a Torre Eiffel e desfrutar do charme da capital francesa? Mas, em 2025, que tal explorar outros destinos incríveis e menos clichês? Separamos alguns dos melhores destinos da França para quem quer gastar o francês e descobrir novas facetas desse país fascinante. On y va ? Vamos nessa?
1- Annecy: A Veneza dos Alpes
Annecy é localizada no sudeste da França, na região dos Alpes do Reno, e é conhecida por seu lago cristalino e pelos canais que atravessam sua Vieille Ville.
Com suas paisagens alpinas, canais sinuosos, casas em tons pastel e ruas medievais encantadoras, pavimentadas com pedras arredondadas, Annecy é o destino perfeito para quem gosta de um clima romântico, tranquilo e em contato com a natureza.
- O que fazer?
Passear de barco no Lago Annecy, explorar a cidade velha e seus restaurantes e visitar o Château d’Annecy,o Museu do Castelo de Annecy.
Para aqueles que são fãs de animação, todo mês de junho acontece o Festival Internacional de Cinema de Animação, onde profissionais da indústria de todas as outras partes do mundo exibem seus filmes que vão de gráficos animados em 3D, animações tradicionais e até algumas criações muito originais que incluem animação em stop motion clay, teatro de sombras chinesas etc.
Confira outras opções de atividades aqui
- Curiosidade: Annecy é uma cidade universitária da região de Auvergne-Rhône-Alpes. Imagine fazer um intercâmbio em uma cidade francesa que tem um visual desses?
2- Bordeaux: A Capital do Vinho
Centro de uma famosa região vinícola, Bordeaux é uma cidade localizada no sudoeste da França que é o destino ideal para os amantes de vinhos e da boa gastronomia.
Cidade portuária às margens do rio Garonne e classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, tem em sua arquitetura um verdadeiro tesouro, com edifícios que remontam ao século XVIII, como o Musée des Beaux-Arts de Bordeaux.
- O que fazer? Visitar La Cité du Vin, conhecer a Catedral Gótica de Santo André, degustar os famosos tintos de Bordeaux e passear pela Place de la Bourse.
- Dica: Aproveite para explorar as vinícolas da região, como Saint-Émilion, um vilarejo encantador e patrimônio mundial da UNESCO.
3- Estrasburgo: O Coração da Europa
Para os amantes do vinho ou da cerveja, Estrasburgo é o destino perfeito! Na fronteira com a Alemanha, Estrasburgo é um destino que mistura o melhor das culturas francesa e alemã. Com uma atmosfera medieval que encanta os visitantes, marcado principalmente pela Catedral Notre-Dame de Strasbourg, a arquitetura típica dessa região da Alsácia é simplesmente deslumbrante.
- O que fazer? Passear pelo bairro de La Petite France, visitar a Catedral de Estrasburgo e provar o tradicional choucroute.
- Curiosidade: Estrasburgo é sede de importantes instituições europeias, como o Parlamento Europeu. Toda a ilha central é Patrimônio Mundial da Humanidade.
4- Marselha: Cultura e Charme Mediterrâneo
Uma das cidades mais populosas da França e a mais antiga cidade francesa, Marselha combina sua história rica com o clima descontraído do Mediterrâneo. Com suas praias, mercados e bairros vibrantes, é um destino perfeito para quem gosta de diversidade.
- O que fazer? Explorar o bairro Le Panier, visitar o Museu das Civilizações Europeias e do Mediterrâneo (MuCEM), conhecer o Castelo de If, do famoso Conde de Monte Cristo e fazer um passeio de barco até as Calanques.
- Dica gastronômica: Experimente a bouillabaisse, uma tradicional sopa de frutos do mar.
5- Lyon: A Capital da Gastronomia
Lyon é famosa por sua culinária e sua rica história. Com marcos históriocos e arquitetônicos, parte dela é registrada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Situada na confluência dos rios Rôdano e Saône, a cidade oferece uma combinação única de tradição e modernidade.
Ao mesmo tempo que desempenhou um papel significativo na história do cinema, sendo onde Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, a cidade também tem uma importante indústria de softwares com foco especial em videogames e, nos últimos anos, promoveu um crescente setor de startups local.
Lyon também é conhecida por sua Fête des Lumières, festival de luzes que acontece no mês de dezembro, e que deu a cidade o apelido de “Capital das Luzes”.
- O que fazer? Passear pela Vieux Lyon (cidade velha), subir até a Basílica de Notre-Dame de Fourvière e visitar os bouchons, tradicionais restaurantes locais.
- Dica: Lyon é o lugar perfeito para provar pratos típicos franceses, como o quenelle e o coq au vin.
Por que explorar a França para além de Paris?
Cada região da França tem sua própria identidade, com diferentes tradições, sabores e paisagens. Descobrir essas joias escondidas é uma forma de se conectar profundamente com a cultura e o idioma do país.
E ai, qual desses destinos vai estar no seu roteiro em 2025?
Dica bônus: Aproveite a viagem para praticar o francês e mergulhar de vez na cultura local. Ainda não fala francês? Fale com o nosso time e comece logo! Assim, você transforma sua próxima viagem em uma experiência ainda mais rica!