Os Jogos Paris 2024 estão prestes a começar e, para já entrarmos no clima, separamos algumas curiosidades sobre a maior competição do mundo que terá seu palco, mais uma vez, na Cidade Luz. On y va ? (Vamos nessa?)
1- Os primeiros Jogos Olímpicos com total igualdade de gênero
Sim, em Paris 2024 teremos o mesmo número de atletas entre mulheres e homens na disputa. Um grande marco para os Jogos que somente em 2012 teve mulheres em todas as delegações participantes.
2- Um pedaço da Torre em todas as medalhas
Isso mesmo: Cada medalha da competição, sendo ouro, prata ou bronze, terá 18g de ferro proveniente da Torre Eiffel. Isso porque durante todo o século 20, a Torre Eiffel passou por uma série de obras de modernização onde algumas partes do monumento foram removidas de forma permanente e preservadas. A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela operação geral e manutenção da torre, liberou parte dessas peças para que elas fossem utilizadas nas medalhas dos Jogos Olímpicos.
3- Abertura inovadora nas águas
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a abertura do evento não acontecerá em um estádio. A cerimônia desta vez acontecerá no Sena, famoso rio que corta a cidade e é um dos símbolos de Paris.
De acordo com a CNN, o desfile das delegações contará com barcos, percorrendo 6 quilômetros pelo Sena e cortando o centro de Paris. Câmeras serão espalhadas nas embarcações de cada nação para a transmissão do evento nos 80 telões que ficarão posicionados no local.
O evento, que vai dar o pontapé inicial da Olimpíada de Paris, vai acontecer na sexta-feira (26/07), a partir das 14h30 (horário de Brasília).
4- As medalhas do surf não serão conquistadas na França
Isso porque o Taiti, território ultramarino da França, vai receber a disputa nestes Jogos. Os atletas terão o privilégio de competir pelas medalhas na maior ilha da Polinésia Francesa, que fica a mais de 15 mil km de Paris.
As ondas da praia de Teahupoo são umas das mais famosas e desafiadoras do mundo e a disputa em suas águas acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho de 2024.
5- Paris já pode pedir música no Fantástico
Sim, com os Jogos deste ano, a capital francesa se iguala a Londres como as únicas cidades do mundo a sediarem 3 edições das Olimpíadas. Paris sediou os Jogos em 1900, 1924 e 2024.
6- Nova modalidade na área
Este ano o breaking estreia como modalidade olímpica e será dividida em masculino e feminino.
O estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos na década de 1970 trará para os jogos duelos entre 16 B-boys e 16 B-girls que se enfrentarão em espetaculares batalhas solo em busca das primeiras medalhas Olímpicas da categoria.
7- Mascotes livres e inclusivos
Les Phryges são mascotes inspiradas nos barretes frígios, peças de vestuário que são símbolo da liberdade e fazem parte da nossa história há séculos. Na França, o gorro pode ser visto na Marianne, ícone nacional francês, retratado em bustos nas cidades de todo o país, além de selos e também na abordagem do currículo nacional nas escolas.
Uma grande sacada destes Jogos é que a mascote dos Jogos Paralímpicos é igual a dos Jogos Olímpicos, porém com um importante detalhe: além do símbolo dos Jogos, que é diferente para cada evento, ela tem uma prótese de corrida. Nós amamos!
8- Delegação brasileira conquista o idioma francês
Pela primeira vez na história dos Jogos, as delegações brasileiras Olímpica e Paralímpica poderão aprender o idioma do país sede dos Jogos, graças a uma parceria inédita entre a Aliança Francesa e os Comitês Olímpico do Brasil e Paralímpico Brasileiro!
Com o “Partiu Paris!” a Aliança está preparando o Time Brasil para a estréia dos Jogos em território francês. O Partiu Paris é um curso de aprendizado rápido, 100% online desenvolvido para ajudar os atletas, paratletas e as delegações Olímpicas e Paralímpicas do Brasil a se prepararem para os Jogos de Paris de 2024 e já está disponível no site da Aliança.