Com o lema “Respirez, vous parlez français” (Respire, você fala francês), os eventos nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, gastronomia e literatura serão transmitidos online na semana de 15 à 20 de março. Entre os eventos programados, destaca-se uma mostra online de curtas-metragens franceses, em parceria com o SESC SP e encontro virtual com cineastas participantes, a leitura de poemas pelo artista Xavier Machault, uma live gastronômica com o chef Frédéric Monnier, além do lançamento do canal de podcast Afluência, da Aliança Francesa Rio de Janeiro, estreando com leituras de livros em francês.
A programação online será apresentada nos canais da Aliança Francesa Rio de Janeiro e Aliança Francesa Brasil no YouTube e Twitch. Todos os dias, a programação conta com lives e lançamentos às 19h, além de entrevistas com artistas franceses e francófonos às 12h. Ateliers virtuais e presenciais dos artistas Benoît Fournier, Raquel Rihan e Bidu para público infantil e adulto também integram a programação.
No dia 20 de março e durante todo o mês, a Festa da Francofonia celebra a democratização da língua e cultura francesas ao redor do mundo. Atualmente mais de 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue Française, e mais de 80 estados fazem parte da Organização Internacional da Francofonia (OIF). Esse ano, as 10 palavras escolhidas pelo Ministério da Cultura Francês para 2021 e que inspiraram a temática da Semana da Francofonia: aile, allure, buller, chambre à air, décoller, éolien, foehn, fragrance, insuffler, vaporeux.
Para celebrar a Francofonia, a Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Bélgica, em parceria com o SESC São Paulo, prepararam uma programação gratuita de curtas-metragens em francês, disponível na plataforma CineSESC de 15 de março a 15 de abril. As onze obras selecionadas – 2 filmes suíços, 2 filmes belgas e 7 filmes franceses – representam a produção audiovisual contemporânea desses países e a diversidade cultural da comunidade francófona. Nesses tempos difíceis, propomos uma programação em torno de filmes que convidam a pegar um pouco de ar fresco e escapar para novos lugares através do cinema.
Entre os fotógrafos participantes da mostra estão: Osmar Gonçalves dos Reis Filho (Fortaleza, CE – 1º lugar) com a série “A Sobrevivência dos Vagalumes” (1ª imagem); Kitty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ–2º lugar) com a série “Tempo Presente” (2ª imagem) e Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ), menção honrosa com o ensaio “Favelicidade” (3ª imagem).
Através de um ambiente virtual criado pela plataforma interativa Klynt, cada visitante poderá visualizar as 3 séries fotográficas premiadas e ainda terão acesso a áudios e vídeos dos fotógrafos, com comentários sobre os portfólios premiados nesta edição do prêmio.
Playlist ” Pardon ma chanson ”
Carla Bruni, Jane Birkin, Julien Clerc, Alain Souchon, … os autores, compositores, intérpretes de sempre misturam-se com novos talentos como Ben Mazué, Pomme, Clara Luciani… Um pop elegante e moderno, textos afiados, leveza, gravidade, uma vasta gama de emoções para descobrir.
Escolhida para representar a França no Concurso Eurovisão da Canção em Roterdã (Holanda) com a sua canção “Voilà”, co-escrita e composta com Igit, Barbara Pravi elaborou uma playlist exclusiva, uma selecção de canções de Barbara, Dalida, Serge Gainsbourg, Michel Berger, Pomme, Klon, Les Rita Mitsouko, Claude Nougaro, Kalika, P.R2B, Noé Preszow, Fishbach, Ben Mazué e Yseult.
Youtube & Twitch AF Brésil
Venha assistir à intervenção de Julien Humbert, assessor do Centro Nacional francês de Música na América Latina. Ele vai falar sobre a exportação da música produzida na França nesta zona geográfica. Você descobrirá mais especificamente as principais características da indústria musical na América Latina, os artistas Made in France mais populares no continente e os mecanismos criados pela França para apoiar sua indústria musical internacionalmente.
Youtube & Twitch AF Rio
Formado, desde a infância, com a mais pura tradição da gastronomia francesa, Frédéric Monnier desenvolveu, com obstinação, as qualidades que lhe permitiram alcançar a excelência consagrada pelo título de Maître Cuisinier de France em 2013.
Preocupado em transmitir este savoir-faire que ele tanto admira, dedica uma grande parte de seu tempo na formação de profissionais da gastronomia como Chef Embaixador do Senac.
Engajado em uma cozinha responsável e sustentável, o Chef participa ativamente em ações agroecológicas e desenvolve há 10 anos uma alimentação saudável e equilibrada para os alunos do Lycée Moliére do Rio de Janeiro.
Intervenção de Claire Diao nos cinemas africanos francófonos
Youtube & Twitch AF Brésil
Crítica de cinema e distribuidora francesa de origem de Burkina Faso. Claire Diao criou em 2013 um programa itinerante de curtas-metragens Quartiers Lointains e foi uma das fundadoras da revista panafricana AWOTELE em 2015. Desde 2016, Claire atua como gerente da distribuidora Sudu Connexion. Recebeu o prêmio Beaumarchais da Sociedade de Autores e Compositores Drámaticos com o seu livro Double Vague, le nouveau souffle du cinéma français (editora Diable Vauvert, 2017) em 2018. Anteriormente, foi animadora do programa Ciné Le Mag e cronista para Le Cercle no Canal Plus. Ela é tembém membro do comitê de seleção da Quinzaine des Realisateurs em Cannes, do Festival Internacional de curtas-metragens de Clermont-Ferrand e do comitê de curtas-metragens da Academia dos César. Nesse vídeo, Claire Diao apresenta 5 momentos importantes na historia dos cinemas da Africa.
Youtube & Twitch AF Rio
Fundadores do Tucaninho Musical, Bidu Campeche e Raquel Rihan Cypel são dois músicos renomados que criaram em 2020 o TM. para oferecer atividades musicais inovadoras para todas idades e crianças, com um repertório erudito, música popular brasileira e mundial. Através de parcerias franco-brasileiras, TM. também desenvolve um trabalho artístico bilíngue, criando um vínculo forte entre as culturas brasileira e francesa.
Bidu é um dos mais renomados percussionistas da sua geração, formado por grandes mestres da música brasileira. Toca todos os instrumentos de percussão e todas as levadas da música brasileira. Se apresentou em grandes salas de concerto do Brasil e da Europa.
Raquel é uma flautista franco-brasileira formada em Paris pelos grandes mestres da flauta transversa francesa. Experta em música erudita, também toca música brasileira. Pedagoga rebuscada, trabalhou em grandes projetos musicais na Europa e no Brasil e pode ministrar aulas em francês ou em português.
Youtube & Twitch AF Rio
Benoît Fournier (1981, França) é artista visual, vive entre França e Brasil. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em seus trabalhos com fotografia, instalação, gravura e vídeo Benoît constrói um mundo visual que tem como cerne a harmonia entre o homem e seu habitat natural. É através de produções poéticas situadas entre o real e o imaginário que seu trabalho assinala o elo entre as memórias pessoais e coletivas. Desta forma o artista propõe um olhar íntimo e profundo sobre essa relação do ser com o mundo.
Youtube & Twitch AF Brésil
A abertura da Semana da Francofonia no Brasil contará com as apresentações musicais dos artistas francesas Pauline Croze e Séverin. Em parceria com o What The France, marca de referência do Centre National de la Musique – CNM, a Aliança Francesa e a Embaixada da França no Brasil apresentam shows registrados especialmente pelos artistas para a ocasião.
Com sua voz e guitarra, Pauline Croze vai nos levar através de covers das grandes canções brasileiras e também revelar as novas faixas do seu próximo álbum agendado para lançamento no outono, onde a canção se mistura com os ritmos pop urbanos contemporâneos.
Em seguida, Séverin, acompanhado Jérémie Arcache no teclado e violoncelo e Mathias Fisch na percussão, apresentará músicas de seus 2 últimos últimos álbuns e também covers franco-brasileiros.
Youtube & Twitch AF Rio
Os chefes Frédéric Monnier e Frédéric de Maeyer preparam uma noite gastronômica imperdível, com o melhor das cozinhas francesa e belga. Transmitido diretamente do bistrô da Aliança Francesa de Botafogo, a live ensinará a preparação de um prato típico francês e uma sobremesa feita com uma das maiores tradições da Bélgica, o chocolate. De entrada, teremos um vídeo de Guy Ravet, chef suíço à frente do “Ermitage des Ravet”, em Vufflens-le-Château, trazendo uma receita típica da Suíça: a salada de cervelas.
Fréderic Monnier, consagrado em 2013 com o título Maître Cuisinier de France, dedica uma grande parte de seu tempo na formação de profissionais da gastronomia como Chef Embaixador do Senac e participa ativamente em ações agroecológicas em prol de uma cozinha responsável e sustentável. O chef belga Frédéric de Maeyer comandou, por quase duas décadas, um dos principais restaurantes cariocas, o Eça, no Centro da cidade, sendo premiado inúmeras vezes pelos principais juris de gastronomia do país não apenas pelo seu cardápio e técnica, mas pelo primor em lidar com chocolate.
Youtube & Twitch AF Brésil
Serão disponibilizadas entrevistas exclusivas com os realizadores dos curtas do programa “Curta em francês” em forma de vídeos dinâmicos adaptados às redes sociais, nas quais as questões estão diretamente relacionadas com o seu filme e a sua relação com a Francofonia.
Youtube & Twitch AF Brasil – em francês com legendas em português
“CHAISE LONGUE, MUSIQUE ET POÉSIE” (Espreguiçadeira, música e poesia)
Uma proposta musical e sonora de PELOUSE (Xavier Machault – voz, Quentin Biardeau – saxofone / teclado, Martin Debisschop – baixo) gravada e mixada por Johan Caballé em março de 2021.
A partir de textos de Jeanne Benameur, Brigitte Fontaine, Laurent Gaudé, Louise Labé, Xavier Machault, Gaston Miron, Sandra Moussempès, Jacques Prévert, Jacques Rebotier e Anne Stephane.
Chaise longue, musique et poésie é uma coleção musical e sonora de textos literários e poéticos de autores francófonos. Uma espécie de antologia tão subjetiva quanto diversa, de dez textos falados pelo cantor e escritor francês Xavier Machault e musicados com Quentin Biardeau e Martin Debisschop, do grupo de música PELOUSE, cujo novo álbum será lançado em setembro. Uma turnê pela rede das Alianças Francesas do Brasil está sendo planejada para 2022.
Nesse ínterim, algumas dicas de uso: coloque fones de ouvido, sente-se em uma espreguiçadeira (ou deite no chão se preferir), certifique-se de que está sozinho(a) na frente de você mesmo, feche os olhos e deixe-se levar (a poesia cuida de tudo).
Textos selecionados para leitura:
Anne Stephane – Zach’ariaz et la petite fille (extrait)
Éditions Librairie Bleue, 1991
Jeanne Benameur – Comme on respire (extraits)
Éditions Thierry Magnier, avril 2003
Brigitte Fontaine – La Reine du Mardi-Gras (extrait)
Éditions Riveneuve/Archimbaud, 2015
Xavier Machault – La nuit réclame son dû
Musique composée par Valentin Ceccaldi, Quentin Biardeau et Xavier Machault, 2017
Jacques Rebotier – Quelques nouvelles du facteur
Extrait de Le dos de la langue, éditions L’Arbalète – Gallimard, 2001
Louise Labé – Je vis, je meurs ; je me brûle et me noie
Sonnet VIII publié dans le recueil des Oeuvres, 1555
Gaston Miron – L’homme agonique
Extrait de L’homme rapaillé, Presses de l’Université de Montréal, 1970
Sandra Moussempès – Cassandre à bout portant (extraits)
Éditions Flammarion, 2021
Charles Pennequin – Tennis de Table
Éditions Plaine Page, 2016
Jacques Prévert – Le Miroir Brisé
Extrait de Paroles, éditions Gallimard, 1972
Youtube & Twitch AF Brésil
Pela ocasião da abertura da exposição “9º Prix Photo Aliança Francesa”, na galeria da Aliança Francesa de Botafogo, apresentaremos a primeira de uma série de entrevistas com os fotógrafos premiados pelo concurso de fotografia da rede de Alianças Francesas no Brasil, conduzidas pelos membros do júri da edição. As fotografias de Osmar Gonçalves, primeiro lugar do júri oficial, Kitty Paranaguá, segundo lugar do júri oficial e Luiz Baltar, menção honrosa integram a exposição do prêmio, cujo tema foi Fronteiras. Nesses encontros, poderemos saber mais sobre seus processos artísticos e a sua relação com a cultura e línguas francesas.
Ler e ouvir uma história em francês é uma excelente maneira de aprender o idioma. Imagine agora ouvir essa história com música! O aprendizado da língua francesa é reforçado! A música ajuda na identificação das palavras e dos ambientes, permitindo que a compreensão da história seja mais leve e rápida. E não trata-se de qualquer história… Convidamos vocês para a (re)descoberta da história atemporal e universal do Pequeno Príncipe, do autor e aviador Antoine de Saint-Exupéry!
Tucaninho Musical preparou para vocês um momento de bem-estar, de música e de poesia para toda a família. Crianças e pais são bem-vindos para rir, ouvir, despertar-se, emocionar-se e encantar-se.
Com o objetivo de manter uma memória sonora da literatura francófona e de valorizar a obra das grandes figuras femininas de nosso patrimônio literário, a rede das Alianças Francesas no Brasil oferece a leitura áudio de Brumes de fjords. Esta coleção de prosa poética de Renée Vivien (1877 – 1909) foi publicada em 1902 e destaca tanto a natureza personificada quanto os seres míticos. A autora, apelidada de “La Muse aux Violettes”, desenvolve aqui uma escrita do invisível e do mistério que se opõe ao realismo prosaico do século anterior.
Serão realizados 2 encontros com intuito de reaproximar da natureza, observar e criar com ela. A atividade irá apresentar como fazer tintas com pigmentos naturais, somente com materiais orgânicos. A ideia é que os participantes sejam livres de criar, sentir e/ou compartilhar as técnicas das cores naturais de forma consciente.
Agregando conhecimento e técnicas em suas artes, trocando experiências, melhorando a forma de conviver com os elementos naturais do dia a dia.
Benoît Fournier (1981, França) é artista visual, vive entre França e Brasil. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em seus trabalhos com fotografia, instalação, gravura e vídeo, Benoît constrói um mundo visual que tem como cerne a harmonia entre o homem e seu habitat natural. É através de produções poéticas situadas entre o real e o imaginário que seu trabalho assinala o elo entre as memórias pessoais e coletivas. Desta forma o artista propõe um olhar íntimo e profundo sobre essa relação do ser com o mundo.
Quarta, 17/03 às 10h (duração: 2h) – 10 pessoas – aula avançada – sob reserva: https://www.sympla.com.br/atelier-processo-criativo–arte-natureza-com-benoit-fournier__1153916
Sábado, 20/03 às 11h30 (duração : 45 min) – Iniciação aberta à todos, a partir de 8 anos – transmissão via YouTube e Twitch AF Brasil
Como criar uma orquestra a partir de objetos reciclados e aprender francês ao mesmo tempo?!
Tucaninho Musical convida as crianças para uma aventura musical e linguística através da construção de instrumentos de música e da leitura de uma misteriosa partitura gráfica para orquestra.
Perguntas frequentes:
-Conhecimentos em música são necessários? Não! Todos podem integrar a Orquestra. Mostraremos a vocês tudo que será preciso!
-Conhecimentos em francês são necessários? Não! Em cada uma das etapas da nossa oficina, vamos aprender o vocabulário do material utilizado assim como a terminologia musical francesa.
A Orquestra Tucaninho Musical aguarda vocês!
Quarta, 17/03 às 18h (duração : 2h) – 20 pessoas – sob reserva: https://www.sympla.com.br/atelier-le-rendez-vous-musical-des-enfants—com-tucaninho-musical__1153944
Sábado, 20/03 às 10h30 (duração : 45 min) – Para crianças de 6 a 12 anos – transmissão via YouTube e Twitch AF Brasil
No âmbito da Francofonia 2021, a Aliança Francesa e o Serviço de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil apresentam um concurso de fotonovelas sobre o tema: “Respirar em francês”, utilizando as 10 palavras da Francofonia. Participe e invente sua história com os quadros propostos!
O lançamento do concurso será feito junto ao webinar Descobrindo a operação « Dis-moi dix mots » e as informações para participação estarão disponíveis no site da AF Rio (portal.rioaliancafrancesa.com.br).