Após o grande sucesso mundial, chegou a vez do Brasil de receber a exposição internacional Sport Friendly, com uma etapa inédita na Aliança Francesa do Rio.
A Aliança Francesa inaugura no dia 25/07, às 18h30, na Galeria da AF de Botafogo, a exposição Sport Friendly, uma experiência internacional colaborativa de arte liderada pelo artista Émilien Buffard.
Sport Friendly é uma experiência artística internacional e colaborativa que celebra equipes esportivas comprometidas com a diversidade, liderada pelo artista Émilien Buffard, apoiada pelo Institut Français e Consulado da França no Brasil, premiada com a “Olimpíada Cultural” pelo Comitê Olímpico e Paralímpico de Paris 2024. Graças à participação da rede cultural no exterior em fotografar equipes localmente de maneira Sport Friendly, este projeto visa conscientizar contra a discriminação, amplificar as vozes da diversidade e promover a inclusão no esporte e na sociedade, especialmente à margem de eventos esportivos, por meio de uma produção fotográfica colaborativa única.
UM PROJETO INTERNACIONAL: Sport Friendly: o campo da diversidade!” é concebido como um ponto de partida para marcar um horizonte de compromisso social com o problema da discriminação e da violência no esporte. Uma produção fotográfica colaborativa iniciada em 2022 na Argentina, que continua hoje na cena internacional para promover o ESPORTE INCLUSIVO. No Rio de Janeiro tivemos a colaboração dos atletas de dois clubes Carioca Trans United FC , o clube foi criado em 2021 com o intuito de acolher pessoas trans no futebol, abrir espaço para pessoas que por conta da transição perderam seu espaço no esporte, e Karyocas Esporte Clube o clube fundado em janeiro de 2018, nasce com o objetivo de lutar por inclusão, respeito e diversidade no esporte, permitindo a indivíduos LGBTQIA+ ressignificar sua relação com diferentes modalidades, em especial o futebol. Que foram fotografados por Zô Guimarães, que além de fotojornalista, retratista e documentarista tem o olhar voltado para questões de gênero, feminismos e outras diversidades..
Sobre o Artista:
Émilien Buffard é um artista francês que usa a fotografia para destacar a diversidade no esporte ao redor do mundo. Seu trabalho desafia estereótipos e promove a inclusão, mostrando que o esporte pode ser um meio de expressão e empoderamento para todas as identidades. Suas obras, expostas em espaços públicos e museus, foram vistas por mais de 1 milhão de espectadores em eventos importantes, como os 3º Jogos Sul-Americanos da Juventude (Argentina, 2022) e em instituições culturais ao redor do mundo, como o Centre del Carme Cultura Contemporánea (Valência, Espanha) e o Centro Cultural Kirchner (Buenos Aires, Argentina). Seu trabalho também recebeu ampla cobertura da mídia internacional e foi premiado com o prestigioso selo “Olimpíada Cultural” pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, sublinhando sua importância no cenário cultural e esportivo global.
Atrações especiais da abertura:
“Dança dos Jogos” lideradas pela artista brasileira Sabrina Ginga. Criada para ser compartilhada com todos, a Dança dos Jogos é coreografada para celebrar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2024, independentemente da sua idade ou condição física, a Dança dos Jogos oferece coreografias para todos os públicos, sejam jovens, idosos ou pessoas com deficiência.
Concerto de música clássica – “Ensemble Calliopée”, com a dupla de músicos franceses, a violista Karine Lethiec e a acordeonista Aude Giuliano. O duo formado pelas musicistas francesas Karine Lethiec (viola) e Aude Giuliano (acordeão) é um encontro único entre dois instrumentos que encantam o público que descobre este conjunto singular, com sua beleza sonora voluptuosa e envolvente, suas cores e texturas suaves e cintilantes, e sua energia viva e rítmica. Em digressão pelo Brasil durante o mês de julho, o duo atuna Aliança Francesa do Rio, um evento musical que coincide com a abertura dos Jogos Olímpicos em França. De facto, a música e o desporto partilham muitos valores comuns que remontam à antiguidade grega. Energia, movimento, empenho, paixão, vontade, autocontrolo e partilha, força interior e comunhão com todos os públicos. O Ensemble Calliopée convida-o a descobrir um repertório variado de danças e orações com música francesa e da Europa Central, tango e canções populares. E, claro, o Hino Olímpico numa versão original arranjada para viola e acordeão pelo Ensemble Calliopée.
Horário de visitação:
Horário de visitação: De segunda até sexta-feira, das 11h às 20h. De segunda até sexta-feira, das 11h às 20h. Sábado: Das 9h às 12h.
De: 25 julho até 7 Setembro de 2024.
Galeria da Aliança Francesa do Rio de Janeiro
Rua Muniz Barret, 746 – Botafogo
O Evento é 100% Gratuito.
Não perca a inauguração! A entrada é gratuita com distribuição de ingressos pela plataforma Sympla: Ingressos aqui